A promessa - Harlan Coben


Livro: A Promessa

Autor: Harlan Coben
ISBN-13: 9788580416725
ISBN-10: 8580416728
Ano: 2017 / Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: ArqueiroNota: 

Myron Bolitar embarca em mais uma aventura. Em A promessa, ele vem nos mostrar o poder da palavra, e como uma promessa feita a alguém precisa ser cumprida, não importa as condições em que ela seja feita ou colocada em prática.

Como em toda história de Bolitar, há muito mistério e ação envolvidos.

Desta vez, em uma festa na sua casa, ele promete a Aimee Biel e uma amiga que se um dia, elas se envolverem em problemas com bebidas e motoristas, não entrem no carro e liguem para ele buscá-las onde for.

Isso acontece em um momento de nostalgia, em que ele se lembra de um acidente ocorrido anos atrás, e, movido à culpa, faz esta promessa as garotas, sem exigir explicações das mesmas.

Quando você faz uma promessa do tipo, não espera que será cobrado, ainda mais tão cedo, mas se tratando de Myron Bolitar, é claro que uma das garotas gasta sua ligação de socorro, envolvendo nosso personagem em mais uma investigação que envolve salvar vidas e algumas brigas no caminho.

Aimee Biel desaparece depois de ser deixada por Myron no meio da noite, perto de um lugar desconhecido. Já deu pra perceber que as coisas vão se virar contra nosso mocinho, não é? Afinal, um cara mais velho, dando carona para uma adolescente no meio da noite e que termina com o sumiço da garota, não é bem visto na sociedade.

São muitos personagens envolvidos neste livro, com histórias aparentemente paralelas, mas com resquícios suficientes para Myron e a polícia duvidarem das coincidências.

Duas garotas, de 18 anos, da mesma escola, desaparecem em circunstâncias idênticas, porém, sem nenhum laço que realmente as liguem.

Para descobrir o que as duas tem em comum, Myron revira a vida de muita gente, e com a ajuda do inseparável Win, acaba investigando e descobrindo ligações entre os dois casos, o que acaba deixando muita gente enfurecida e na posse de armas de fogo. Não preciso dizer como acabam algumas partes, né?

Enfim, percebemos que as vezes, coincidências são só coincidências, e informações utilizadas de maneira correta podem levar ao crime quase perfeito.

Não quero dar muito spoiler por motivos óbvios, mas a maneira como Myron consegue descobrir as conexões entre alguns personagens e Aimee é incrível.

Do nada o cara consegue envolver os pais do ex namorado da garota, passar pelo filho da moça do restaurante que não passou na faculdade e chegar na loja de lingeries no shopping que vende a calcinha que aparece em uma das cenas. Ou seja, é muito nó pra nossa cabeça, mas sério, tudo sempre acaba se encaixando mais cedo ou mais tarde.

Como todo livro da série, os diálogos são muito bem escritos, os personagem se envolvem na trama suavemente com as peças do quebra cabeça se encaixam apenas no final, e ainda temos uma reviravolta, que vem esclarecer o pensamento que você acreditava ter terminado na cena anterior.

As críticas a este livro estão maravilhosas na internet, entretanto, não foi o melhor livro da série na minha opinião.

A escrita de Harlan como sempre, é envolvente e apaixonante, mas, se você já leu algum livro dele, vai perceber que é típico de sua escrita apresentar a resolução do caso e, logo em seguida, dar uma outra explicação para ele, mexendo com nossas cabeças, trazendo novos esclarecimentos e, às vezes, dando um final diferente pra história.

Acho que foi essa história de "reescrever" o final que não me agradou. Tá que ele ligou todas as pontas que estavam soltas e as quais eu passei uma parte da história questionando se elas eram importantes (pela primeira vez), mas, se tivesse parado no primeiro final, iria ser uma sacada diferente, mostrando a enrascada que uma adolescente pode arquitetar, sem nenhum outro culpado (chega de spoiler, né miga!!!!).

De qualquer maneira, é sempre bom ler e exercitar o cérebro tentando adivinhar o que o mestre vai aprontar, tirando que a capa dessa edição nova da Arqueiro está apaixonante.

Enfim, Harlan Coben como sempre, mestre do suspense e mistério, trazendo mais uma das enrascadas de Myron Bolitar.

Sempre ansiosa à espera do novo lançamento do autor, que será publicado pela Editora Arqueiro, nossa parceira.

Espero que gostem,

Carol.

Nenhum comentário

Postar um comentário